sábado, abril 09, 2011

Ao pintor das cores puras



Você entra atirando e faz as perguntas depois. Ao homem que roubou seus proventos e sua água fria. E você o ameaça com desdém... ... Finge botar fogo em seu armazém


Mas eles o pegaram no ato sarcástico. Enquanto cantava a fim de encerrar o fato. E, desde então, ouvimos o seu lamento trágico. Chafurdando a cara e se arrastando na lama da vergonha



Degas, faça novamente Dreyfus confessar-nos a traição. Estranho, somente os pés dele permanecem limpos. E, por eles, o carrasco o suspenderá do chão. Até que chegue a vez de outro terminar dentro do nó. Confessar-nos-á suas traições na cidade ou no campo de batalhas?




Foi ele quem fez as rodas que giram e giram, pararem de girar? Quando você soube que ele não foi nenhum notável escalador? Diga-nos Degas, ele é realmente o tal sabotador? Então, você acha um único amigo entre vários impressionistas?



No seu quarto, com seus pincéis e cavaletes a saborear seu Absinto.
A observar a “pequena bailarina de 14 anos”, “as bailarinas na barra”. E você está certo quando afirma-nos que o fim está próximo. Mais do que imagina; porque desdenha desse pequeno selvagem?


Tudo que ele traz só remete-nos a tristeza e seu bronzeado nos deixa desconcertados. Todo o tempo você sabia que ele estava sorrindo e de onde ele vinha... O sorriso da ignorância o fará cair de joelhos quando contarmos aos parisienses que ele é ameríndio. Agora você jura, blasfema, nos implora com cinismo



Que não é um homem desonesto jogando xadrez. Então você acha que não se casar é interessante? Degas, sua visão está tão comprometida, não obstante... ... Acredita que suas esculturas podem lhe trazer dinheiro? Assim você as mostrará quando for capaz e ir à Nova York em busca de aventuras, leite e mel. E você as colocará na mesa, expostas como um “nu na banheira”. Para que a vunerabilidade feminina nunca mais seja vista da mesma maneira.




*A Edgar Degas (19/07/1834 - 27/09/1917)
Pintor e escultor francês.

Um comentário:

  1. De nome a gente conhece um monte de artistas,esse Degas eu havia lido algo há muito tempo.Parece que ele teve o fomento da decadência da burguesia francesa como combustível para sua criação,não é mesmo?
    ótima criação.Abrç!

    ResponderExcluir